sábado, 9 de janeiro de 2010

Existia Mundial antes do ano 2000? Ou era apenas mais um título intercontinental.

Vez ou outra torcedores do Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo vêem o ápice de sua história futebolistica sendo contestada por torcedores de times rivais que não conseguiram obter a mesma façanha. No caso do São Paulo ainda é pior, pois o Corinthians um de seus maiores rivais, se não o maior ganhou o primeiro torneio organizado oficialmente pela FIFA no ano 2000, e se auto declarou o PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL.
Com isso começou a onda no Brasil de dizer que o primeiro campeão mundial era o Corinthians e que antes do ano 2000 não existia campeonato mundial, existia apenas a Copa toyota que muitos passaram a se referir a um amistoso sem valor oficial renegando tudo o que acontecera antes do ano 2000, ou seja, de 1960 à 2000 não houve campeão mundial ve se pode um negócio desses o esporte mais popular do planeta só começar a ter um campeonato mundial a partir de 2000.
Surgiu então uma eloquente argumentação de que o mundo possui mais de dois continentes e que a disputa entre o campeão sulamericano e o campeão europeu não representaria todos os continentes do planeta. Muitos clubes que conquistaram a Copa Intercontinental ou Copa Toyota que foi como a FIFA passou a se referir sobre o mundial organizado antes de 2000, começaram uma luta pelo devido reconhecimento do título mundial. Liderados pelo ciúme clubes que haviam ganho torneios de verão como Palmeiras, Fluminense e Vasco tentaram botar água no chopp do recinhecimento de seus rivais pedindo algo sem fundamento, que foi o reconhecimento como títulos mundial de torneios de verão como Copa Rio de Campeões e Torneio Internacional de Paris.
Uma lambança feita pela FIFA foi o reconhecimento do Palmeiras como campeão mundial de 1951, pelo fato da equipe da capital bandeirante ter conquistado a Copa Rio de 1951, algo já corrigido, mas que muitos torcedores que possuem audição e visão seletiva ainda usam como argumento mesmo não sendo considerado como campeonato mundial a Copa Rio, já os torcedores do Fluminense e Vasco(nossos fregueses acham que enganam alguém quando se declaram campeões mundiais), mas isso eu explico depois.
Voltando ao Mundial interclubes de 1960 à 2000 este era disputado entre o campeão da Libertadores e o Campeão europeu. De 1960 à 1979 este era disputado em duas partidas, uma na casa do campeão europeu e uma na casa do campeão sulamericano, este tipo de disputa previa uma partida extra caso as duas primeiras partidas terminassem as duas empatadas ou se cada finalista vencesse uma, não havendo desempate por saldo de gols e neste período o único time tupiniquim a obter tal façanha foi o Santos de Pelé(SEGUNDO melhor time de futebol que já existiu) em 1962 e em 1963 ganhando em 1962 do Benfica e em 1963 do Milan.
Em 1980 a disputa passou a ocorrer em jogo único no Japão(Tóquio), e o primeiro time brasileiro a triunfar nesse modo de disputa foi nada mais nada menos que o maior time de futebol de todos os tempos: o FLAMENGO de ZICO que ganhou em 1981 em cima do Liverpool e se tornando até então o único time do estado do Rio de Janeiro a ter um título mundial. Aí surge novamente a inveja de sofredores de Vasco, Botafogo e Fluminense que dizem que o Flamengo ganhou o mundial em cima de um time fraco e sem expressão, dizendo que o Liverpool do ínicio dos anos 80 era fraco.
É aproveitando-se do fato de já ter-se passado 28 anos desde a conquista Rubro-Negra e que na época não havia Tv à cabo, internet e nem todo esse aparato tecnológico que existe hoje muitos torcedores do Flamengo que já eram crescidinhos na época também não conheciam o Liverpool e por isso não rebatem as acusações desses sofredores do Arco-iris mal vestidos e sem história.
Pois aí vai o Currículo do time inglês que desembarcou na capital japonesa como favorito: O liverpool possuía o seguinte currículo:
*Campeão da Copa da UEFA:1976
*Tricampeão da Europa:1977,1978 e 1981
* Quatro Campeonatos Ingleses: 1976,1977,1979 e 1980
Depois do currículo vale ressaltar que o Liverpool também desembarcara em Tóquio credenciado por ter eliminado o Bayern de Munique nas semi-finais e por terem ganho na final do poderoso Real Madrid.
Currículo a parte o Liverpool voltou para a Inglaterra para se consolar ao som dos Beatles enquanto os Rubro-Negros Cariocas iniciavam uma festa ao som de um bom samba liderado pelo capacete Júnior e de posse do troféu mais cobiçado pelos clubes sulamericanos, já que alguns clubes europeus não disputavam o mundial pois achavam as equipes sulamericanas muito violentas.
Voltando ao impasse gerado pela FIFA tudo foi corrigido e ela(FIFA) reconheceu o título mundial de 1960 até 2000, independentemente do nome que a competição ostentava.

Porém ela não veio a público para se corrigir de seu erro anterior e com isso muitos ainda acham que os clubes campeões de 1960 à 2000 não são campeões mundiais porém ela já deu inúmeras provas disso em seu site.
Na página sobre a hitória do Real Madrid aparece uma frase que a tradução seria mais ou menos assim: a disputa entre o campeão europeu e o campeão sulamericano determina quem é o melhor time do mundo.
Na página que fala do Ajax no site da FIFA aparece na lista de títulos do Ajax dois campeonatos mundiais de clubes sendo que suas conquistas foram em 1972 e em 1995
Na página que fala da Juve(ITA) fala sobre seu passado no topo do mundo sendo que suas conquistas foram em 1985 e em 1996
Na matéria que falava da disputa do mundial de 2006 fala que o internacional de porto algre igualaria seu rival Grêmio campeão do mundial interclubes de 1983
Abaixo se encontra a revista feita pela propria FIFA sobre a disputa do campeonato Mundial de 2005, e fala-se do Paulo Autuori que segundo a propria revista seria o técnico que poderia levar o clube para a sua terceira conquista depois de 12 anos, ou seja depois de 1993, isso nos leva a crer em algo interessante existia sim Mundial Interclubes antes do ano 2000.
Abaixo virá aprova masi elucidativa dada pela FIFA de que o mundial existia antes de 2000, na matéria sobre a conquista do mundial de 2005 pelo São Paulo a FIFA escreveu um texto cujo o título era o seguinte:"São Paulo Leva o Tri Mundial" e fala que as conquistas anteriores aconteceram em 1992 e em 1993.
Voltando ao assunto sobre a Copa rio e o Torneio Internacional de Paris, esses torneios não são oficiais pois não foram organizados por federações oficiais de futebol filiadas à FIFA, logo não passam de torneios de verão, que são torneios internacionais que são organizados por empresários, Prefeituras e etc ... Por isso sem choro nem vela os campeões mundiais são os que aparecem na imagem abaixo
PS: O Mundial Interclubes de 1960 à 2000 não era organizado pela Toyota, era patrocinado pela Toyota, ele era organizado Pela confederações européia e sulamericana.

2 comentários:

  1. Parabéns cara, finalmente alguem que valoriza a história do Mundial de verdade!
    Grêmio e Flamengo são grandes clubes do Brasil, me adimira estes e todos os Campeões do Mundo antes de 2000, ainda não terem feito um dossiê para reconhecer de vez nossas façanhas mundiais!
    TA NA HORA!

    ResponderExcluir
  2. Realmente já passou da hora e fico feliz por vc Sport Club Grenal Foot-Ball Miguelino-RS ter gostado do texto.

    ResponderExcluir